Blog

Morte de surfista abre debate sobre perfil do suicida

O surfista catarinense Jean da Silva, de 32 anos, era descrito como uma pessoa saudável, tranquila e de bem com a vida. Não tinha o menor perfil de quem um dia poderia atentar contra a vida de alguém, que dirá a própria. Mas o suicídio do jovem, campeão brasileiro de surfe em 2010, deixou as pessoas perplexas. De acordo com a psicanalista Rita Martins, é preciso desmitificar que a pessoa com depressão…

RAÍZES DO BRASIL

Desde os primeiros anos da infância, é comum meninas e meninos serem apresentados àquilo que não se parece com eles mesmo.  Nessa variedade, há um padrão que difere das características de uma parcela da sociedade brasileira:pele rosada, cabelos dourados, olhos cor de céu em dia de sol e o modo de vida dessa gente.  Coisa que nada tem que ver com a pele avermelhada e pintada, cabelos grossos e lisos, olhos…

A MÚSICA NO DIVÃ: COMO AS LETRAS PODEM REVELAR TRANSTORNOS PSÍQUICOS

“Eu perco o chão, eu não acho as palavras, eu ando tão triste, eu ando pela sala. Eu perco a hora, eu chego no fim. Eu deixo a porta aberta, eu não moro mais em mim. Eu perco as chaves de casa, eu perco o freio. Estou em milhares de cacos, eu estou ao meio…” A bela e triste composição interpretada por Adriana Calcanhotto pode representar mais que um lamento…